skip to main | skip to sidebar

18 de maio de 2009

ABRIL/MAIO




Barbara Matthews






Este ano não festejei nem Abril nem Maio. Não festejei na blogosfera, bem entendido, porque no coração festejo em cada dia que me lembro e lembro-me muitas vezes.
Tal como o Natal, Abril é quando um homem quiser e uma mulher também.
Passeando pela blogosfera e tenho-o feito tão pouco, ainda assim deu para perceber o saudosismo que por aí anda..... à solta e eu sem o compreender.
Falam de que não foi para isto que se fez Abril, que falta fazer Abril, que o povo já não ordena, eu sei lá, um monte de coisas, mas quem fala sempre se põe fora da acção e é isso que eu não entendo.
Vejamos as minhas verdades:
Quem fez o 25 de Abril foram uns capitães, a quem agradeço do fundo do coração, que estavam fartos das comissões nas colónias, fartos de verem morrer e ficarem estropiados camaradas seus, fartos de verem morrer filhos com febres, paludismo e malária.
É bom que se não esqueça que não houve povo algum, que não houve partido algum, nem mesmo o PCP.
É verdade que bastou 13 anos de guerra para acabar com um regime que tantos lutaram para deitar abaixo sem o conseguirem. É verdade que deram volta à cabeça dos militares do quadro, mas quem lhes deu uma visão diferente foram os milicianos, principalmente os alferes milicianos, quase todos oriundos de faculdades. No meio desses alferes estariam também PCPs, mas a maioria não tinha partido, eram só contra uma guerra que não tinha sentido. Eram só contra o regime.
A democracia viria mais tarde ou mais cedo, penso, o que ninguém sabe é em que condições e desse passado alternativo ninguém quer falar. Muitos sempre atiram pedras contra a descolonização, sem nunca quererem imaginar como teria sido a descolonização nesse passado alternativo.
O Povo saiu à rua rua, todo, há sempre excepções, a festejar. No 1º de Maio viram-se Mercedes, muitos Mercedes, os BMs ainda não tinham status, Porsches , Ferraris a buzinar pelas ruas, com cravos na mão. Inesquecível.
O Povo nunca ordenou, o Povo sonhou ordenar, esse Povo que somos todos nós, votou e entregou o poder com que sonhava nas mãos de outros, pensando que sonhavam a mesma coisa....não sonhavam! votou outra vez e outra e outra e outra, entregando o poder àquele, dando maioria absoluta e este por diversas vezes, e por uma vez a áquele.... enfim, apesar de tudo não tenho dúvida que estamos, esse Povo, o Povo Português, melhor do que estávamos antes de Abril de 74.
Está mal? E de quem é a culpa? Não me falem em governantes.
A culpa é de todos nós, e de cada um de nós que milita ou não milita, que vota, ou que não vota, mas que de todos os modos escolhe. A mim sempre me surpreende esta facilidade com que descartamos responsabilidades, esta facilidade com que nos sentamos no sofá a mandar bocas para os outros
A culpa deste saudosismo bacoco e minha e tua. A culpa de haver ou não haver Abril é minha e tua.
Nada de tentar desculpabilizar.



11 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Folgo em ter percebido que fui um dos motivadores deste teu texto.
No essencial, estou de acordo contigo.
No que me toca, recordo-te que eu disse "Continuamos impassíveis", ou seja, não me excluo...
No fundo, disseste em prosa e por outras palavras, o que eu disse no poema. Neste sentir, somos muito idênticos.
Querida amiga, uma excelente semana.
Beijo.

Fatyly disse...

Quanto a descolonização de Angola, a única que conheço por a ter vivido e ficar tatuada para sempre...não me venham falar de blá, blá, trinta e um de boca, já que nós que nascemos lá tanto se nos dava ser comandado por branco, preto ou mulato, e éramos totalmente contra a ida de tantos jovens para defenderem quem? como? tangas já que o petróleo, diamantes, café falaram mais alto e só fizeram borrada.
Só na série do "Furtado" é que ouvi algumas verdades bem escondidas do figurino.
Passou... e já nada volta atrás e estamos bem melhor que em 74, mas o balancé entre o PS e PSD já deu o que tinha a dar e cheguem-se à frente os novos porque os actuais políticos está gastos.

"Nunca estive no sofá a mandar bocas para os outros" e utilizo a internet para dizer o que penso directamente ao governo e oposição. Não ouvem? não ligam? pouco me importo, mas faço em consciência.

O estado actual do país é culpa minha? e de milhares como eu? nunca votei nem votaria PS e muito menos PSD ou PCP.

Partidos, políticos, sindicatos estão caducos e a todo o custo querem manter o tacho numa corrupção sem precedentes e que posso eu fazer a quem é corrupto?
Também existe a pequena corrupção e já denunciei várias...como teres um consulta (depois de dizerem que não há) a troco de limões! Pode? ah pois pode e ficaria aqui a noite toda.

"O Povo nunca ordenou" mas acho que agora está mais desperto sobretudo as camadas mais jovens e as três eleições vão ser um autêntico "brinde Kinder Bueno":)

Que passem aqui junto da minha janela, com bandeirinhas, autocolantes e afins que serão corridos com um balde água com lixívia! Dêem os 70 milhões de euros a quem sempre descontou e agora nem sequer tem direito ao subsidio de desemprego, porque o seu "boteco" foi fechado por falta de clientes.

Isto vai mudar, a bem ou a mal, mas vai mudar!

AGRIDOCE disse...

Falou, tá falado!

Saúdo o 25 de Abril, pelo que trouxe de bom, não posso engoli-lo, nem com mel, por tanto de mau que me trouxe.

Balanço: já lá vai. Já foi há tanto tempo, que quase me esqueço dele e penso que é hora de voltar a fazer um, mas a sério. :-)

Beijinhos e obrigado pela tua constante presença naquele meu cantinho (consegue ser superior à minha, o que nem é difícil acontecer, de tão intermitente que ando).

Beijinhos

claras manhãs disse...

Olá Nilson Barceli

Estás enganado meu querido, não foste tu que me inspiraste, apesar de ter usado uma frase tua.
Como disseste somos muito idênticos neste sentir.
A verdade é que me fez impressão a maneira de falar da maior parte das pessoas.

beijinho

claras manhãs disse...

risos

Oh Fatyly!
sabes que quando estava a escrever me lembrei de ti e estive quase para fazer uma ressalva?
Já sabia que ia apanhar de ti.
No entanto sempre temos alguma culpa quando não militamos.
Senti isso quando foram as eleições para a Presidência da República entre o Soares Carneiro e o General Eanes.
Fui-me oferecer como voluntária porque não queria chorar por nada ter feito se Soares Carneiro ganhasse.
Aí percebi bem o que era militância e o que exige. Não tornei a a fazê-lo.

beijinho

claras manhãs disse...

Olá Agridoce

É o mal de generalizar, vês tu?
Sei que houve muitas pessoas prejudicadas, mas o país, a meu ver, ganhou e muito.
É sempre uma mais valia passar no teu cantinho, por isso quem tem de te agradecer sou eu.

beijo grande

Mike disse...

Eu, coçando a cabeça, e lembrando-me do que o meu avô me dizia. "Os portugueses sempre tiveram aquilo que mereceram". ;)

Mateso disse...

Abril e Maio são apenas dois de doze. Nos outros dez, esquece-se, resmunga-se ou hiberna-se ou melhor, desfia-se o rosário das lamentações. Contudo, sempre que é necessáriop fazer frente a algo ,existe um reflexo de Pavlov que l a pouco e pouco vai desaparecendo porque a fome é pouca, a necessidade menor e o espírito de luta quase inexistente. Vi, participei, lutei por causas as quais vi serem abandonadas pouco a pouco ou por medo, ou por ignorância, ou por comodismo ou simplesmente por puro egoísmo, caracteristica destes tempos. O espirito uno do bem comum desapareceu e, deste modo muita coisa morreu também. Hoje os dinossauros das causas jazem adormecidos ou abandonados. É o mundo moderno que abraçamos e desjamos sem ter precavidos todos os valores e, sobretudo a condição única de Ser Humano!.
Bj.

claras manhãs disse...

Olá Mike

Não tenhas dúvidas. Temos o que merecemos

beijinho

claras manhãs disse...

Olá Mateso


Tens razão, mas é bom não esquecer que isto é permanente no povo português. basta ler Eça de Queiroz

beijinho

Luís Maia disse...


então Minucha deves receber este comentário no teu email